sábado, 2 de abril de 2011

Trabalho

GEOVANE CODECO



1. CABO COAXIAL


DESCRIÇÃO: é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. É constituído por diversas camadas concêntricas e isolantes, dai o nome coaxial. É constituído por fio de cobre revestido por um material isolante e rodeado por uma blindagem.


VANTAGENS: A principal vantagem é a sua blindagem, que o protege contra o fenômeno da indução, causada por interferências eletromagnéticas. USOS: ligações de áudio, de redes de computadores, de sinais de radio frequência de radio e TV e nas topologias físicas em barramento.

CARACTERISTICAS E FUNCIONAMENTO: a malha circular e metálica impede que interferências externas atinja o condutor interior e também que frequências e dados do condutor interior atinjam o exterior. Quando as frequências são elevadas, a malha condutora aumenta a superfície de condução e tem sua resistência diminuída.


UTILIZAÇÃO: com velocidade máxima de transmissão de até 10Mbps, foi utilizado até meados da década de 90 e ainda é usado em telecomunicações.

2. CABO PAR TRANÇADO

HISTORICO: devido ao avanço das redes de computadores, o cabo coaxial foi substituído pelo cabo par trançado, pois este uma maior taxa de transferência de dados e informações, baixo custo e fácil manutenção da rede. É usado em redes com taxas de 10Mbps até 1000Mbps, equipamentos para internet banda larga e para ligar placas de redes em HUBs e SWITCHs.


TAXA DE TRANSMISSÃO: A qualidade da linha de transmissão que utiliza o par de fios depende da qualidade dos condutores, bitola dos fios, técnicas usadas para a transmissão dos dados e proteção dos componentes da linha para evitar a indução, que é causada por alguma interferência elétrica externe, motores, mau contato ou mesmo tempestades elétricas.

TIPO: Par Trançado sem Blindagem: é o mais usado devido ao fácil manuseio, instalação e por ser o mais barato para distancias de até 100 metros. Pela falta de blindagem, não pode ser usado em lugares que geram campos magnéticos. Par Trançado com Blindagem: possui blindagem feita com malha metálica. É indicado para uso em lugares que geram campos magnéticos, sendo mais caro do que o cabo sem blindagem. Cabo FTP: semelhante ao cabo sem blindagem , possui uma película de metal enrolada sore cada par trançado, melhorando a resposta ao EMI. Exige maiores cuidados.


CATEGORIA: • CABO CAT 1: cabo blindado com dois pares trançados compostos por fios 26 AWG. • CABO CAT 2: formado por dois pares de fios blindados para transmitir voz e por dois pares de fios não blindados para transmitir dados. • CABO CAT 3: cabo não blindado usado para dados de até 10 Mbps com capacidade de banda de até 16 MHz. • CABO CAT 4: cabo não blindado que pode ser usado para transmitir dados a uma frequência de até 20 MHz e dados a 20 Mbps. • CABO CAT 5: usado em redes Fast Ethernet em frequências de até 100 MHz com uma taxa de 100 Mbps • CABO CAT 5 E: uma melhoria da categoria 5, pode ser usado para frequências de até 125 MHz em redes 1000 base T. • CABO CAT 6: possui banda passante de até 250 MHz e pode ser usado em redes a velocidade de 1000 Mbps. • CABO CAT 7: criado para permitir a criação de rede 10 Gigabit Ethernet de 100 metros usando fio de cobre. PADRÃO T568A E T568B: T568A: branco verde, verde, branco laranja, azul, branco azul, laranja, branco castanho, castanho. T568B: branco laranja, laranja, branco verde, azul, branco azul, verde, branco castanho, castanho.

CROSS OVER: cabo de rede par trançado que permite a ligação de computadores pelas respectivas placas de rede, sem a necessidade de um concentrador ( HUB ou SWITCH). 3. FIBRA OPTICA:


FUNCIONAMENTO: um feixe de luz é lançado por uma extremidade da fibra e, devido as características da fibra, esse feixe de luz percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas.

VANTAGENS: • Dimensões reduzidas. • Matéria – prima abundante • Imunidade às interferências eletromagnéticas. • Capacidade para transportar grandes quantidades de informações.


DESVANTAGENS: • Custo elevado de compra e manutenção. • Fragilidade das fibras óticas sem encapsulamento. • Dificuldade de conexão das fibras óticas. • Falta de padronização dos componentes ópticos.

APLICAÇÕES: devido a imunidade à interferências eletromagnéticas, a fibra óptica é usada na medicina e em telecomunicações, substituindo os fios de cobre.


TIPOS DE FIBRAS: • MONOMODO: fibra com menor dimensão, permitindo o uso de apenas um sinal de luz pela fibra. Usando laser como fonte de geração de sinal, tem maior banda passante por ter menos dispersão. • MULTIMODO: usada em curtas distancias por causa do preço e facilidade de implementação, utiliza LEDs como fontes luminosas e tem diâmetros grandes, que facilita o acoplamento de fontes luminosas. 4. FAÇA UM PARALELO ENTRE OS CABOS PAR TRANÇADO, COAXIAL E FIBRA ÓPTICA, SALIENTANDO O MAIS USADO.

Cada forma de transmissão de dados requer um tipo especifico de meio de comunicação. Para lugares com certe grau de interferências eletromagnéticas e com baixa taxa de transmissão de dados o cabo coaxial seria o mais indicado por causa de sua blindagem adicional. Em lugares com pouca interferência e uma taxa de transmissão de dados um pouco mais elevada, o cabo par trançado é o mais indicado devido à sua boa relação custo/beneficio. Devido ao seu alto custo, a fibra óptica apenas é indicada em situações em que a taxa de transmissão de dados é muito elevada, a distancia para a conexão é muito grande e quando há um alto grau de interferências. Atualmente o meio de transmissão mais usado é o cabo par trançado, pois ele é barato, tem fácil manutenção e se adapta às necessidades de transmissão de dados e informações atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário