sexta-feira, 1 de abril de 2011

MEIOS DE TRANSMISSÃO

Por: Aline Furtado

1. Cabo coaxial

É um fio que possui um núcleo de cobre, revestido por um isolante dielétrico interno, tela de cobre e por fim um revestimento de plástico, semelhante a um fio de parabólica. Transmite pouco ruído devido blindagem extra. Isso permite que o utilize a longas distâncias, sem que ocorram interferências elétricas ou magnéticas externas. Bastante utilizados, desde áudio até as linhas de transmissão de freqüência de ordem dos gigahertz. (áudio, rede de computadores, sinal rádio e TV).

Características:

· Possui núcleo de cobre, revestido por uma malha metálica, isolando-o de interferências externas.

· Blindagem eletromagnética é feita por malha exterior.

Foi utilizado em transmissões com velocidade máxima de 10mbps, até meados dos anos 90. Ainda é utilizado em telecomunicações (antenas de TV).

2. Par trançado

Nos anos 90, redes de computadores utilizavam com mais freqüência o cabo coaxial por ser de fácil instalação, sem problemas com interferências. Porém, com avanço das redes de computadores e o aumento da taxa de transferência esses cabo coaxiais foram substituídos pelo par trançado por ser de baixo custo, fácil manutenção e permitir maior transmissão de dados.

As taxas de transmissão utilizadas pelo par trançado são10 Mbps (ethernet), 100 Mbps (fast ethernet) e 1000 Mbps (Gigabit ethernet).

Podem ser classificados por UTP (sem blindagem), mais utilizado devido fácil manuseio, instalação, é mais barato em distâncias de ate cem metros. STP (com blindagem), este possui uma malha metálica que elimina interferências. Utilizado em ambientes com interferência eletromagnética acentuada. Possui valor mais elevado que o cabo UTP. ScTP, este possui uma película de metal enrolada sobre cada par trançado, melhorando a resposta ao EMI, embora exija maiores cuidados quanto ao aterramento para garantir a eficácia frente à interferências.

São divididos em nove categorias:

§ Categoria do cabo 1 (CAT1): Consiste em um cabo blindado com dois pares trançados compostos por fios 26 AWG. São utilizados por equipamentos de telecomunicação e rádio.

§ Categoria do cabo 2 (CAT2): É formado por pares de fios blindados (para voz) e pares de fios não blindados (para dados).

§ Categoria do cabo 3 (CAT3): É um cabo não blindado (UTP) usado para dados de até 10Mbits com a capacidade de banda de até 16 MHz.

§ Categoria do cabo 4 (CAT4): É um cabo par trançado não blindado (UTP) que pode ser utilizado para transmitir dados a uma freqüência de até 20 MHz e dados a 20 Mbps.

§ Categoria do cabo 5 (CAT5): usado em redes fast ethernet em freqüências de até 100 MHz com uma taxa de 100 Mbps.

§ Categoria do cabo 5e (CAT5E): é uma melhoria da categoria 5. Pode ser usado para freqüências até 125 MHz em redes 1000BASE-T Gigabit ethernet.

§ Categoria do cabo 6 (CAT6): definido pela norma ANSI EIA/TIA-568-B-2.1 possui bitola 24 AWG e banda passante de até 250 MHz e pode ser usado em redes Gigabit ethernet a velocidade de 1.000 Mbps.

§ Categoria: CAT 6a: é uma melhoria dos cabos CAT6. Os cabos dessa categoria suportam até 500 MHz e podem ter até 55 metros no caso da rede ser de 10.000 Mbps, caso contrário podem ter até 100 metros. Para que os cabos CAT 6a sofressem menos interferências os pares de fios são separados uns dos outros, o que aumentou o seu tamanho e os tornou menos flexíveis. Essa categoria de cabos tem os seus conectores específicos que ajudam a evitar interferências.

§ Categoria 7 (CAT7): foi criado para permitir a criação de rede 10 gigabit Ethernet de 100m usando fio de cobre (apesar de atualmente esse tipo de rede esteja sendo usado pela rede CAT6).

Os fios do cabo par trançado são diferenciados por cores (branco e laranja, laranja, branco e verde, verde, branco e azul, azul, branco e marrom, marrom) e divididos em padrões conhecidos como T568A ( que utiliza a seqüência branco e verde, verde, branco e laranja, azul, branco e azul, laranja, branco e marrom, marrom) e como T568B ( que utiliza a seqüência branco e laranja, laranja, branco e verde, azul, branco e azul, verde, branco e marrom, marrom).

Crossover, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligação de modems.

1. Fibra ótica

É um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Essa transmissão ocorre através da um feixe de luz que é lançado numa extremidade da fibra, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões consecutivas.

Suas principais vantagens são a capacidade para transportar grandes quantidades de informação, imunidade às interferências eletromagnéticas e matéria-prima abundante. Porém, como desvantagens, o custo ainda elevado de compra e manutenção, dificuldade de conexões das fibras óticas, falta de padronização dos componentes óticos, entre outros.

Ela é utilizada em muitas aplicações pelo fato de não emitir ruídos, já que não transmite pulsos elétricos. Muito usada na medicina (endoscopias) como também em telecomunicações (principalmente internet) em substituição aos fios de cobre.

Existem dois tipos de fios, os monomodos (que permitem o uso de apenas um sinal de luz pela fibra,) e os multimodos (o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LEDs (mais baratas)).

2. Podemos perceber que, o cabo mais utilizado hoje é o par trançado por ser barato e de fácil manutenção, apesar do coaxial possuir uma condução mais limpa (livre de ruídos) e a fibra ótica que transmitir informação a centenas de quilômetros (com grandes espaçamentos entre os repetidores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário