sexta-feira, 1 de abril de 2011

Meios de transmissão

Kleython Joesley H. da Silva

1. Cabo coaxial:

· É um cabo condutor usado para transmitir sinais, revertido de diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes. O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor rodeado de uma blindagem.

· Esse cabo possui muitas vantagens, como: usa linhas de transmissão por causa de sua blindagem adicional se livrando do fenômeno da indução, não sofre interferências elétricas ou magnéticas e sua alta velocidade de transmissão.

· O principal motivo de seu uso é que ele reduz interferências de sinais externos, o cabo coaxial costuma ser aplicado em áudio ate as linha de ordem giga-hertz, ele também pode ser usado nas topologias físicas de barramentos, redes de computadores e conecta em receptores de tv.

· Tem como características uma malha circular metálica para criar uma gaiola de Faraday, desta forma isolando o interior do fio, causando assim uma blindagem eletromagnética.

· Ele é bastante utilizado para aumentar a velocidade de transmissão em até 10 Mbps, foi muito utilizado nos anos 90, ainda é usado em telecomunicações.

2. Cabo par trançado

· Esse cabo veio após a criação do cabo coaxial, com o avanço das redes de computadores e o aumento da taxa de transferência.

· Observamos também que para o cabo par trançado aumentar a taxa transferência depende da qualidade de transmissão e basicamente da qualidade dos condutores empregados, o tamanho da bitola, para evitar a indução do computadores.

· Existe três tipos de cabos par trançados. Um deles é o UTP que não possui blindagem muito usado em redes domesticas e redes industriais pela a fácil instalação, permite taxa de transferência de 100Mbps com utilização de cabo CAT, como uma estrutura de quatro pares de fios, e não é recomenda ser instalado onde possui equipamentos que emitem campos eletromagnéticos.

Temos o STP que possui blindagem e é semelhante ao UTP a diferença é que possui blindagem com malha metálica.

E por fim ScTP, em que os cabos são coberto pelo mesmo composto dos UTP categoria 5 plenum, no entanto esse tipo de cabo uma película de metal é enrolada em cada cabo.

· Existe varias categorias desse cabo .

1) Categoria do cabo 1: consiste em cabo blindado com dois pares traçados, utilizado em telecomunicações e radio.

2) Categoria do cabo 2: é formado por pares de fios blindados (para voz) e para fios não blindados(para dados).

3) Categoria de cabo 3: é uma cabo não blindado (UTP).

4) Categoria de cabo 4: é um cabo par trançado não blindado (UTP) que pode ser usado para transmitir a uma frequência de até 20MHz e dados de 20 Mbps, porem não é mais utilizado.

5) Categoria de cabo 5: usado em redes com taxa de até 100Mbps e frequências de 100MHz.

6) Categoria de cabo 5ª: uma melhoria da categoria 5. Pode ser usado em frequência de até 125MHz e redes de 1000BASE-T.

7) Categoria de cabo 6: possui uma bitola de 24 AWG e banda passante de 250MHz e velocidade de 1000Mbps.

8) Categoria de cabo 6a: é uma melhoria do 6, que traz uma ampliação para 500MHz pode ter ate 55 metros, 10000Mbps, caso contrario pode ter ate cem metros.

9) Categoria de cabo 7: foi criado redes de 10gigas ethernet de 100m usando fio de cobre.

· A norma da EIA/TIA-568-B prevê duas montagens denominadas T568A que usa a sequencia branco e verde, verde, branco e laranja, azul, branco e azul, laranja, branco e castanho, castanho e T568B usa a sequencia branco e laranja, laranja, branco e verde, azul, branco e azul, verde, branco e castanho, castanho.

· Podemos também observa que nessa conexão de cabos vemos o crossover que um cabo em que cada ponta é usada uma das montagens. Serve para liga equipamentos do mesmo tipo entre si.

3. Fibra óptica

· Tem um funcionamento pela condução de um feixe de luz numa extremidade da fibra e pela características do meio da fibra, o meio de transmissão por fibra óptica é chamado de guiado, porque as ondas eletromagnéticas são guiadas no fio podendo ter cerca de 40Gbps com baixa taxa de atenuação.

· Suas vantagens são de transposta grandes quantidades de informação, atenuação muito baixa, matéria prima muito abundante e etc.

· Suas desvantagens são custo ainda muito elevado, fragilidade, dificuldade de conexão de suas fibras, falta de padronização nos componentes ópticos.

· Em suas aplicações tem u fato muito interessante por não sofrer interferências eletromagnéticas, pelo fato de transmitir pulsos elétricos. Podemos encontrar o uso de fibra óptica em endoscopias por exemplo e telecomunicações como a net.

· Existe dois tipos de fibras ópticas que são a monomodo que permite apenas um sinal de luz e possui dimensões menores e maior banda passante por ter menor dispersão. E temos a multimodo que permite fontes luminosas de baixa ocorrência tais como led, muito usado para curtas distancias pelo preço e facilidade de implementação pois a longa distancia tem muita perca.

4. Podemos ver que existe vários tipos de cabos, vantagens e desvantagens, sobre eles. No inicio sofreram varias modificações como o cabo coaxial deixando de ser usado para passar paro o par trançado muito usado nos dias de hoje pela fácil instalação, podendo sofre interferências eletromagnéticas por não estar tão protegido como o antigo coaxial, mais nesse processo de evolução da informação necessitando de mais velocidade é criado o cabo de fibra óptica onde atravessa oceanos com alta velocidade e nenhuma interferência através de feixe de luz com grande capacidade de taxas de dados .

Um comentário:

  1. Gente.... porque eu não consigo compartilhar meu post de forma alguma? Será que estou fazendo algo errado?

    ResponderExcluir