sexta-feira, 1 de abril de 2011

TRABALHO – MEIOS DE TRANSIÇÃO

TRABALHO – MEIOS DE TRANSIÇÃO

RAFAEL PRATES RIGONI

1 – CABO COAXIAL  um tipo de cabo utilizado para transmitir sinal, constituído por um fio de cobre revestido por uma manta isolante, suas vantagens é que os seus condutos utilizados tradicionalmente em linhas de transição que produz contra o fenômeno causado interferências elétricas. Sal principal razão de utilização e ao fato de poder reduzir efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir geralmente em múltiplas aplicações ate as linhas transição de freqüência da ordem dos gigahertz.exemplo de sua utilização em áudio, rede computadores, rádios e TV. Tem como caracterizar uma malhar circular e metálica para criar uma gaiola de fraday uma blindagem eletromagnética, no caso de rede de computadores a condução e superficial. Sua utilização permite uma velociade máxima de 10 mbps fora utilizado nos anos 90 e hoje ainda utilizado em telecomunicações.
2 DOIS CABOS PAR TRANÇADO  Um cabo que tem um feixe de dois fios no qual são entrelaçado um ao redor do outro para cancelar a interferência eletromagnética de fontes externas. Criado para substituir o cabo coaxial tendo uma taxa de transição de 10/100/1000 mbps sua qualidade depende basicamente da qualidade dos condutores utilizado. São classificados em 3 tipos que são: unishielded twist Ed pair UTP, shield twisted pair STP, screened twisted pair, sua categoria de sivide em CAT1 cabo blindado com dois pares trancados, CAT2 formado por dois pares de fios blindados, CAT3 formado por um cabo utp com ate 10mbist com banda 16mhz, CAT4 um cabo utp utilizado para transmitir ate 20 mhz e dados de 20 mbps, CAT5 usado redes ethernet ate 100 mhz com taxa de 100 mbps, CAT5e uma melhora do cat5 com freqüência 125mhz em redes 1000 base-t, CAT6 definido como ANSI EIA/TIA 568-B passa ate 250 mhz usado em rede gigabit, CAT6e transmite ate 500mhz podendo ter ate 55 metros para rede de 10.000 mbps e sofre menos interferência, CAT7 utilizado para rede de 10 gigabit.
O padrão T568A tem como padrão branco verde – verde-branco laranja- azul-branco azul- laranja- branco marrom- marrom. E o 568B com o padrão branco laranja – laranja- branco verde – azul- branco azul- verde- branco marrom – marrom. O cabo corssover pode ser utilizado para ligar um computador ao outro diretamente sem a utilização de um hub ou switch sendo formado com uma ponta padrão 568A e não outra 568B.
3 FIBRA ÓPTICA  São utilizados como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas uma vez que são transparente e podem ser agrupadas em cabos. Estas fibras são feitas de plástico ou de vidro, ocasionando uma taxa elevadíssima e potente de transmissão de dados. Tem como vantagens dimensões reduzidas, capaz de transportar grande quantidade de informação, matéria prima abundandete, imunidade às interferências eletromagnéticas. Tem como desvantagens custo elevado, fragilidade das fibras, dificuldades de condições das fibras, acopladores tipo t, falta de padronização. Uma característica importante e que em muitas de suas aplicações é o fato de não ser suscetível á interferências , pela razão de que não transmite pulsos elétricos. As fibras óticas podem ser basicamente de dois tipos monomodo que permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra, e multímodo que permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como leds.

4 Paralelo cabos - Nos anos 90 era muito comum encontrar rede de computadores usando cabo coaxial de 50Ohms. Isso se dava pelo fato de ser uma rede mais fácil de ser instalada, pois o cabo era parecido com o cabo de antena de televisão e poderia ser instalado em qualquer local sem problemas com interferência.O cabo par trançado é um dos mais usados hoje em dia por ele ter uma maior taxa de transferência de arquivos, além do baixo custo do cabo e baixo custo de manutenção de rede. A evoluçã da informação necessitando de mais velocidade é criado o cabo de fibra óptica onde atravessa oceanos com alta velocidade e nenhuma interferência através de feixe de luz com grande capacidade de taxas de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário