sexta-feira, 1 de abril de 2011

Trabalho - Meios de Transmissão

1 - CABO COAXIAL

O cabo coaxial é um cabo condutor usado para transmitir sinais. Ele é constituído por camadas concêntricas de condutores e isolantes.

As vantagens em relação aos outros é por causa de sua blindagem adicional, que o protege contra o fenômeno da indução, causado por interferências elétricas ou magnéticas externas.

Sua utilização deve-se ao fato de poder reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir. Também são usados em múltiplas aplicações desde áudio ate as linhas de transmissão de freqüências da ordem dos gigahertz, Como: Ligações de áudio, Ligações de rede de computadores, Ligações de sinais radio freqüência de rádio e TV.

A malha é circular e metálica, isolando deste modo o condutor interior de interferências. A blindagem eletromagnética é feita pela malha exterior e quando as freqüências em jogo são elevadas, como é o caso de transmissões de uma rede de computadores, a condução passa a ser superficial. Para aumentar a superfície de condução, a malha condutora é constituída por múltiplos condutores de secção reduzida e a área da superfície de condução é o somatório da superfície de cada um desses pequenos condutores. Diminuindo assim a resistência da malha condutora.

A velocidade máxima de transmissão é de 10 Mbps, foi utilizado até meados dos anos 90, ainda é usado em telecomunicações - Circuito E1.

2 - CABO DE PAR TRANÇADO

Nos anos 90 era muito comum encontrar rede de computadores usando cabo coaxial de 50 Ohms. Isso se dava pelo fato de ser uma rede mais fácil de ser instalada, pois o cabo era parecido com o cabo de antena de televisão e poderia ser instalado em qualquer local sem problemas com interferências. Com o avanço das redes de computadores, aumentando sua taxa de transferência, o cabo coaxial começou a ser substituído pelo cabo par trançado. As principais vantagens de uso do cabo par trançado são: uma maior taxa de transferência de arquivos, baixo custo do cabo e baixo custo de manutenção de rede.

A taxa de transmissão utiliza o par de fios depende, basicamente, da qualidade dos condutores empregados, bitola dos fios (quanto maior a bitola, menor a resistência ôhmica por quilômetro). Seno que a indução ocorre devido a alguma interferência elétrica externa ocasionada por centelhamentos, harmônicos, osciladores, motores ou geradores elétricos, mau contato ou contato acidental com outras linhas de transmissão que não estejam isoladas corretamente.

Existem três tipos de cabos Par trançado:

Unshielded Twisted Pair - UTP ou Par Trançado sem Blindagem

Shield Twisted Pair - STP ou Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica.

Screened Twisted Pair - ScTP também referenciado como FTP (Foil Twisted Pair), os cabos são cobertos pelo mesmo composto do UTP categoria 5 Plenum, para este tipo de cabo, no entanto, uma película de metal é enrolada sobre cada par trançado, melhorando a resposta ao EMI, embora exija maiores cuidados quanto ao aterramento para garantir eficácia frente às interferências.

Os cabos UTP foram padronizados pelas normas da EIA/TIA-568-B e são divididos em 9 categorias.

Categoria do cabo 1: Consiste em um cabo blindado com dois pares trançados compostos por fios 26 AWG.

Categoria do cabo 2: É formado por pares de fios blindados (para voz) e pares de fios não blindados (para dados).

Categoria do cabo 3: É um cabo não blindado (UTP) usado para dados de até 10Mbits com a capacidade de banda de até 16 MHz.

Categoria do cabo 4: É um cabo par trançado não blindado (UTP) que pode ser utilizado para transmitir dados a uma frequência de até 20 MHz e dados a 20 Mbps.

Categoria do cabo 5: usado em redes fast ethernet em frequências de até 100 MHz com uma taxa de 100 Mbps.

Categoria do cabo 5e: é uma melhoria da categoria 5.

Categoria do cabo 6: definido pela norma ANSI EIA/TIA-568-B-2.1 possui bitola 24 AWG e banda passante de até 250 MHz e pode ser usado em redes gigabit ethernet a velocidade de 1.000 Mbps.

Categoria: CAT 6a: é uma melhoria dos cabos Cat6.

Categoria 7: foi criado para permitir a criação de rede 10 gigabit Ethernet de 100m usando fio de cobre (apesar de atualmente esse tipo de rede esteja sendo usado pela rede.

A norma EIA/TIA-568-B prevê duas montagens para os cabos, denominadas T568A e T568B. A montagem T568A usa a sequência branco e verde, verde, branco e laranja, azul, branco e azul, laranja, branco e castanho, castanho.

A montagem T568B usa a sequência branco e laranja, laranja, branco e verde, azul, branco e azul, verde, branco e castanho, castanho.

Crossover é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de dois computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligação de modems.

3 - FIBRA ÓPTICA

A transmissão da luz pela fibra óptica segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas, esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo e o revestimento. As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas (como a luz) uma vez que são transparentes e podem ser agrupadas em cabos.

Suas vantagens sobre os sistemas elétricos: Dimensões reduzidas; capacidade para transportar grandes quantidades de informação; atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilômetros; imunidade às interferências eletromagnéticas; matéria-prima muito abundante.

Custo ainda elevado de compra e manutenção; fragilidade das fibras óticas sem encapsulamento; dificuldade de conexões das fibras óticas; acopladores tipo T com perdas muito grandes; impossibilidade de alimentação remota de repetidores; falta de padronização dos componentes ópticos.

Aplicação é o fato de não ser suscetível à interferência eletromagnética, pela razão de que não transmite pulsos elétricos, como ocorre com outros meios de transmissão que empregam os fios metálicos, como o cobre.

As fibras óticas podem ser basicamente de dois modos: Monomodo; Multimodo

4 – O cabo par trançado é um dos mais usados hoje em dia por ele ter uma maior taxa de transferência de arquivos, além do baixo custo do cabo e baixo custo de manutenção de rede, o que releva que a maioria dos lugares, já o coaxial ele é constituído por camadas isolantes, ele é diferente por causa de sua blindagem adicional, que o protege contra o fenômeno da indução, causado por interferências elétricas ou magnéticas externas. Agora as fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas como a luz.

ADMINISTRAÇÃO COM LINHA DE PESQUISA EM ANALISE DE SISTEMA

WÉLLINGTON JÚNIOR GOMES – 7ª

Nenhum comentário:

Postar um comentário