sábado, 2 de abril de 2011

TRABALHO BIMESTRE

DERANICE CARLA


1 CABO COAXIL

DESCRIÇÃO É um cabeamento que possuem quatro camadas: um condutor de núcleo central de fio sólido interno de cobre, um isolamento interno de plástico chamado dielétrico, uma malha de metal que protege as duas camadas internas, e por ultimo um revestimento de plástico chamado de jaqueta. Esse tipo de cabo possui 4 modelo: 10Base5, 10Base2, RG-59/U e RG-62/U.

VANTAGENS Devido seu condutor possuir a folha metálica torna-se mais seguro sua transferências de sinal, evitando interferências externas, ou seja, sua blindagem é mais segura quanto aos outros cabos de transmissões tradicionais.

USOS São usados para ligações de áudio, ligações de rede de computador e antena de TV.

CARACTERISTICA E FUNCIONAMENTO A malha é circular e metálica; a blindagem é eletromagnética; para rede de computador a condução é superficial. Cada modelo possui seu respectivo funcionamento, exemplificando o cabo do tipo 10Base5 que através de transceptores é perfurado ate o cabo central para a transferência de dados, RG-59/U é utilizado para antenas parabólicas e o RG-62/U é usado em rede Arcnet,. Por fim o 10Base2, que é utilizado em rede de computador, são ligados à placa de rede usando conectores BCN, que por sua vez são ligados a conectores T ligados na placa de rede, quando for mais de um micro são necessários dois terminadores para fechar o circuito.

UTILIZAÇÃO Se tratando do 10Base2 e do 10Base5 o “10” quer dizer que a velocidade máxima de transferência é de 10 Mbps. Utilizava se muito ate na meada do anos 90, o 10Base5 desde os anos 80 foi diminuindo sua utilização. 2 CABO PAR TRANSADO

HISTÓRICO Os cabos “par transado” surgiram desde a década de 90, com a diminuição da utilização do cabo coaxial, o cabo par transado foi sendo inserido no mercado. O nome se dá pela logica de possuir 4 pares de cabo sendo cada par é transado.

TAXA DE TRANMISSÃO S Sua taxa de transmissão vai de 10Mbps (Ethernet), 100Mbps (Fast Ethernet) até 1000Mbps (Gigabit Ethernet), depende se sua categoria.

TIPO São 3 tipos: UTP (Unshielded Twisted Pair), STP (Shielded Twisted Pair) e ScTP ( Screend Twisted Pair).

UTP – É tipo de cabo que não possui uma blindagem, porém com seus cabos transados na transferência de dados diminui a interferência externa através de uma técnica chamada de cancelamento. É o cabo mais utilizado nas redes de computadores. STP – É o tipo de cabo que possui uma blindagem (malha metálica), tanto individual (cada par) quanto a simples que é externa, que seria um UTP adicionado uma malha metálica externa aos à todos pares de uma só vez. ScTP – Este cabo possui a mesma blindagem individual à do STP.

CATEGORIA

CABO CAT 1: cabo blindado com dois pares trançados compostos por fios 26 AWG. CABO CAT 2: formado por dois pares de fios blindados para transmitir voz e por dois pares de fios não blindados para transmitir dados. CABO CAT 3: cabo não blindado usado para dados de até 10 Mbps com capacidade de banda de até 16 MHz. CABO CAT 4: cabo não blindado que pode ser usado para transmitir dados a uma frequência de até 20 MHz e dados a 20 Mbps. CABO CAT 5: usado em redes Fast Ethernet em frequências de até 100 MHz com uma taxa de 100 Mbps CABO CAT 5 E: uma melhoria da categoria 5, pode ser usado para frequências de até 125 MHz em redes 1000 base T. CABO CAT 6: possui banda passante de até 250 MHz e pode ser usado em redes a velocidade de 1000 Mbps. CABO CAT 7: criado para permitir a criação de rede 10 Gigabit Ethernet de 100 metros usando fio de cobre PADRÃO T568A E T568B • T568A: branco verde, verde, branco laranja, azul, branco azul, laranja, branco castanho, castanho. • T568B: branco laranja, laranja, branco verde, azul, branco azul, verde, branco castanho, castanho. CROSS OVER É cruzamento dos dados dentro do hub, já que um par de fio é para a transmissão e o outro para a recepção, sendo assim este cruzamento que é chamado de cross over é fundamental para a transferências de dados de um micro para o outro. 2 FIBRA OPTICA

FUNCIONAMENTO Diferente dos cabos coaxial e par transado, os de fibra óptica são do que fios de cobre que transportam sinais elétricos, a fibra óptica transmite luz e por isso isola qualquer tipo de interferência eletromagnética, como os cabos são feitos de plástico e fibra de vidro, a transmissão é a parti da luz que é enviada independente do material usado ou aplicado, é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra, e pelas características ópticas do meio, esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões a fim de transmitir os dados.

VANTAGENS • Dimensões reduzidas. • Matéria – prima abundante • Imunidade às interferências eletromagnéticas. • Capacidade para transportar grandes quantidades de informações.

DESVANTAGENS: • Custo elevado de compra e manutenção. • Fragilidade das fibras óticas sem encapsulamento. • Dificuldade de conexão das fibras óticas.

APLICAÇÕES Suas aplicações por ser imune a interferências externas é aplicado na medicina ( ex.: endoscopia) e em telecomunicações (ex.: internet).

TIPO DE FIBRAS Possui dois tipo: monomodo e multimodo. Monomodo também chamado de modo simples, que transmite apenas um sinal de luz, usando laser como fonte de geração de sinal, tem maior banda passante por ter menos dispersão. Multimodo ou modo múltiplo a densidade do núcleo permanece constante desde o centro até as bordas, assim são lançados sinais de mais fontes luminosas. 3 FAÇA UM PARALELO ENTRE OS CABOS PAR-TRANSADO, COAXIAL E FIBRA OPTICA, SALIENTANDO O MAIS UTILIZADO.

Todos os tipos de meios de transmissão que foi citado possuem suas vantagens e desvantagens. O coaxial é fio que com suas malhas protetoras à interferências externas se torna um meio menos arriscado, porém na sua utilização em redes de computador não é muito aconselhado devido suas conexões entre os micros, caso haja um micro apresentar uma falha na transferência de dados, os outros micros não receberam as transferências que circulam na rede. O cabo par trançado possui o blindado e não blindado, o mais utilizado é sem blindagem, que tem custo mais baixo, e mesmo com as técnicas de cancelamento que pode sofrer interferências é mais conveniente por causa de sua forma de instalar, já o de fibra óptica só é utilizado mais quando a um nível de transferência muito grande. Portanto o mais utilizado é de par trançado.

Um comentário:

  1. Uhhh,,, apesar de ser a penultima a postar,, espero que eu consiga nota!!!!!

    ResponderExcluir